Notícias em áudio: como podcast pode aumentar sua audiência

Se você é um jornalista que procura novas formas de produzir notícia, aprender sobre podcast pode valer seu dia. Serve para quem tem o próprio blog, assessores de imprensa e a galera de redação tradicional.

Existe um público com sede de conhecimento e pouco explorado por veículos de comunicação: os ouvintes de podcast. Você está pronto para informar essa gente? Ou ainda está bem perdido no assunto?

Para te animar: podcasts são uma forte tendência e é uma forma de aumentar o alcance do seu conteúdo. Estou falando de MUITA gente. Nos Estados Unidos, 98 milhões de pessoas já ouviram podcast. Foi um crescimento de 23% no número de usuários. E acredite: já ultrapassou o Twitter e está arrochando o Instagram.

Socorrooo!!! A gente precisa ficar por dentro desse troço.

Vamos estender nosso dedim de prosa.

 

Podcast? É de comer?

 

Podcast é um arquivo em áudio. Ponto.

As pessoas não querem deixar o ouvido improdutivo enquanto lavam a louça, fazem caminhada, dão faxina, ficam presas no trânsito, fazem o número dois e até quando trabalham. Yep. Por isso, baixam esses arquivos para escutar no carro, no iPod, no smartphone e no computador.

Esse áudio geralmente é em mp3, é super leve e tem tudo a ver com essa cultura de mobilidade.

“É a volta do rádio, Verônica?”. Não, criatura. Rádio é legal, mas podcast atende essa geração que quer escolher o que vai consumir. Você escolhe que tipo de assunto quer ouvir, quando ouvir, onde ouvir.

Na verdade, não é algo novo. O podcast foi inventado em 2004, mas explodiu nos últimos cinco anos e a gente pode aproveitar essa onda boa. Saiba mais sobre a história do podcasting.

 

podcast-post-3

Como usar no Jornalismo?

 

Uai. Passar informações relevantes a quem precisa delas por mais um canal de comunicação é sensacional, né?! Você pode fazer entrevistas, bate-papos, análises, aulas, estudos de caso, contação de histórias e episódios de rádio web.

Se você produz conteúdo em vídeo, o que custa extrair o áudio, colocar uma vinheta legal e publicar como podcast? Poucos minutos. E você pode ganhar um público que não pensava em ter.

Se sua preferência é texto, grave a leitura do texto no gravador de voz do seu celular e pimba! Outro podcast. É claro que essa não é a forma mais profissional, mas caramba! Está pronto, com pouco esforço e pode ajudar alguém.

Há, claro, quem só produz para o canal de podcast. O primeiro no Brasil foi o “Digital Minds“, de Danilo Medeiros. E o mais popular (e que eu adoro) é o “Nerdcast“, do site Jovem Nerd.


E olha só:

Na última turma do Realize, conversei com o fantástico podcaster e jornalista Andreh Jonathas, do Serifa Cast. Ele deu uma aula sobre tudo o que você precisa para fazer o seu. O cara manda muito! -- Obrigada, Andreh. <3

Gravação do webinário do Andreh, do Serifa Cast


Ok. Por que eu deveria fazer o meu?

 

Porque...

  • É uma mídia que cresce rapidamente.
  • Você pode alcançar mais pessoas com suas informações.
  • Aumenta sua credibilidade no trabalho.
  • Faz um momento melhor de alguém enquanto te ouve.
  • Aumenta o engajamento da sua audiência.
  • Você aprende uma nova habilidade.
  • Amplia sua presença online.
  • É uma mídia flexível, barata e leve.
  • É divertido pra caramba.

Legal. Como fazer um podcast?

 

No webinário com o Andreh Jonathas publicado ali em cima, você vai ter mais detalhes.

Mas, basicamente, você precisa escolher o tema e formato, separar os equipamentos necessários, publicar e divulgar.

Como equipamento, tenha um bom microfone (não precisa ser dos caros, mas um bom resolve), um gravador, um programa de edição (o Audacity é gratuito) e um serviço de hospedagem dos áudios (Soundcloud é bem famoso).

O TecMundo fez um tutorial bem bacana para usar os programas e equipamentos. Vale conferir.

podcast-post-6

Já posso ouvir?

 

Siiimmmm! Aqui vão algumas sugestões de podcasts para começar a ouvir e não se arrepender:

Quero mais. E agora?

 

Insaciável. haha

Vai rolar um webinário sensacional com a Cris Bartis, do Mamilos Podcast. Ela vai contar pra gente os segredos de fazer Jornalismo por essa mídia tão cativante. E putz! É online, ao vivo e GRATUITO. A gente aproveita e se conhece por lá. 😉 Inscreva-se.

Captura de tela 2016-09-03 22.48.54Captura de tela 2016-09-03 22.49.32

arrow

Webinário GRATUITO com Cris Bartis

Encontro online e ao vivo. Vagas limitadas.
Inscreva-se para assistir.

privacy Valorizo sua privacidade. Também odeio spam.