Jornalistas querem realizar projetos digitais

jornalista-projeto

YEAH! A era digital chegou com tudo, claro, e alguns muitos jornalistas estão pensativos sobre o que fazer para se destacar na profissão. Eu bato o pé ao afirmar que realizar projetos na internet é o passo mais importante para chegar lá. Escutem essa pessoa que vos fala, hein?

Bom, para comprovar minimamente minha teoria, elaborei uma pesquisa informal e divulguei pelos meios de comunicação do Jornalista 3.0 (e-mail e redes sociais). Foram coletadas respostas de 53 jornalistas durante dois dias. Realmente, fiquei bastante surpresa com o resultado.

Veja o relatório da pesquisa

A ideia era unir pessoas que pudessem me ajudar a construir o programa ideal de protagonismo digital para jornalistas, o REALIZE. Estou gravando as últimas aulas dessa poderosa empreitada e fui comprovar se estava no caminho certo.

Bingo!

Mais de 70% dos entrevistados disseram ter um projeto na gaveta esperando para se concretizar ou querem ter uma ideia para colocar em prática. Olha que espetacular! Isso significa, caros, que o mundo da comunicação não está tão perdido, ele só precisa de um empurrão para matar no peito o desafio da internet e desbravar possibilidades. E, definitivamente, fomentar a concretização de projetos pessoais de jornalistas no ambiente digital é como fazer as pazes com esse caos nos veículos tradicionais. Ah! Quase, vai…

Além disso, obtive outros resultados fenomenais:

– A maioria dos entrevistados separaria de 2 a 5 horas por semana para tirar um projeto da gaveta. Ei, perceba: aquela velha desculpa de que não tem tempo caiu por terra. São incríveis 240 horas por ano!

– Boa parte dessa galera participante quer aprender a fazer infoprodutos (e-books, infográficos, cursos…). Oba! O REALIZE vai ser muito bom!

– E olha: mais de 80% acha fundamental aprender técnicas de gerenciamento de tempo e produtividade para levar adiante um projeto. Exatamente o conteúdo que fecha o REALIZE durante dois meses de trabalho intenso e mentoria. Ô, coisa boa!

Foram 12 questões que renderam um relatório onde analiso todo esse cenário. Vale a pena tirar 2 minutos para ler.

No mais, só tenho a agradecer com um sorrisão no rosto. Agora, tenho certeza que o REALIZE pode ajudar muitos colegas jornalistas a alcançarem um novo patamar na profissão. o/ Sabe aquela sensação de estar no caminho certo? Então…

Em agradecimento, eu fiz um curso introdutório do REALIZE on-line e gratuito. Vai entrar no ar dia 18 no www.jornalista30.com.br/realize. Inscreva-se para entrar na lista prioritária. O conteúdo será por tempo limitado porque, depois disso, vou me dedicar à turma. Justo, né?

Beijo.

V.