3 sinais de que Marketing é aliado do Jornalismo

marketing-e-jornalismo-irmaos

Polêmica! Polêmica! Polêmica! Esse ainda é um dos assuntos estridentes na área de comunicação. Marketing amigo do Jornalismo?

Eu sempre tive ânsia só de pensar que alguém poderia comparar Jornalismo com Marketing. Era inconcebível, um disparate, briga na certa! Afinal, eu relacionava diretamente o Marketing com o excesso de consumo, a venda forçada do que as pessoas não precisam, o lado ruim do mundo. Na minha caixola, o Jornalismo seria o único a mudar o mundo com as reportagens investigativas e a sede de denunciar. Aiai.

Percebo agora que a falta da informação correta faz a gente ficar rebelde sem causa. Quanta bobagem eu pensava! E, por isso, perdia muitas oportunidades de melhorar meu próprio trabalho.

Depois que quis montar um negócio para sair da crise, fiz uma pós graduação em Marketing Digital e me rendi aos encantos dessa habilidade fundamental para qualquer comunicador. Consegui, então, unir os lados bons das duas disciplinas.

Bingo! O Marketing pode, sim, ser um grande aliado do Jornalismo. Separei 3 sinais dessa afirmação.

  1. Comungam do mesmo conceito: entregar a coisa certa a quem precisa
  2. Estão unidos no objetivo de ser encontrado pelos motores de busca (SEO)
  3. São totalmente parceiros em diversas possibilidades de monetização de projetos.

A-há. Vamos lá!

 

Os conceitos irmãos

marketing-e-jornalismo-irmaos

O pai do Marketing 3.0 é Philip Kotler. O conceito mais formal de marketing é dele: a união perfeita dos 4P’s. Segundo o mestre marketeiro, quando você tem um produto legal com preço justo no lugar (praça) certo e sabe promovê-lo bem, você chegou à epifania do Marketing.

Resumindo… Eu entendo que nada mais é do que fazer chegar o produto certo a quem precisa dele. E isso é ajudar as pessoas a resolver um problema. E o Jornalismo?

O Jornalismo deve fazer chegar a informação certa a quem precisa dela. Ajudar as pessoas a resolver problemas ou perceber cenários por meio de informações.

São conceitos irmãos. Vamos fazer as pazes?

Novo objetivo em comum

marketing-e-jornalismo-de-maos-dadas

Antes, o leitor ia até a banca comprar o jornal. Hoje, o jornal vai até o leitor pela internet e redes sociais. Essa inversão faz com o que o Jornalismo precise estar atraente, brilhar um pouco, ir até onde o cliente está e, principalmente, ser encontrado por ele.

Aí está um dos novos objetivos em comum do Marketing e Jornalismo: aplicar técnicas para ser encontrado pelo público. O atual método eficiente para fazer isso na internet é o Google. E para estar bem ranqueado nas buscas, o conteúdo precisa seguir regrinhas. A principal delas é a relevância (ponto para o Jornalismo). A segunda é ser atraente e resolver um problema do leitor (ponto para o Marketing).

E, novamente, essa briga termina empatada.

Monetização de projetos

marketing-e-jornalismo-fazem-dinheiro

Esse ponto também é um poço de polêmica. Digo logo: ninguém tem a resposta para o retorno financeiro desse novo jornalismo. Estamos em crise! E todo mundo está pensando em como rentabilizar o conteúdo na internet. Não existe uma resposta certa. Existem possibilidades, experimentos que oferecem renda temporária.

Marketing e Jornalismo exploram as mesmas possibilidades de monetização. O Marketing para alcançar mais pessoas com o produto certo. O Jornalismo para sobreviver financeiramente.

E aí a gente pode citar financiamento coletivo, assinaturas, publieditoriais, infoprodutos e mais 10 opções. Todas elas, serão potencializadas com técnicas de marketing: construção do título ideal, análise mercadológica, definição e segmentação de público. E projetos de Jornalismo não vão deixar de cumprir sua função social porque usaram ferramentas em nome de uma melhor comunicação.

Aos finalmentes…

marketing-e-jornalismo-finalmente

Já passou da hora de acabar com esse preconceito bobo que muitos jornalistas têm com o trabalho de Marketing. Sim, são profissões diferentes. Mas podem ser aliadas na missão de ajudar as pessoas.

Na era digital, então, estão mais parceiras do que nunca! Pense a respeito.

Eu fiz um vídeo em que coloco o Marketing como um dos caminhos para jornalistas investirem como estratégia de protagonismo. E está fera! É o segundo conteúdo do minicurso GRATUITO introdutório do Realize. Vale a pena pegar 2 minutos para se inscrever e assistir. Você não pode ficar de fora dessa discussão.

É isso, por enquanto.

Te vejo no vídeo.

Bj.

V.